top of page
Lembre-se: a saúde  começa pela boca.

Orientações sobre higienização

Para todos os pacientes adultos

 

•    Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia usando um creme dental com flúor para remover a placa bacteriana, aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa da gengivite e das cáries.

 

•    Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre os dentes e sob a gengiva. Se a placa não for retirada, pode endurecer e formar o tártaro, que só poderá ser retirado pelo dentista.

 

•    Limitar a ingestão de açúcares e alimentos que contêm amido, principalmente alimentos pegajosos. Quanto mais você come entre as refeições, maior a oportunidade dos ácidos da placa bacteriana conseguirem atacar o esmalte dos dentes.

 

•    Consulte seu dentista periodicamente para um exame profissional detalhado ou uma limpeza.

 

Fonte: colgate.com.br  

 

 Para pacientes com aparelhos fixos 

 

Além de todos os cuidados tradicionais, deve-se ter sempre à mão: escova interdental, o passa fio, escova em forma de tufo (bitufo), entre outros acessórioss, além de uma orientação profissional qualficada.

 

Para pacientes com implantes dentários

 

 Como nos dentes naturais, os implantes e as próteses devem ter um cuidado especial diário para manter as gengivas e ossos que os suportam saudáveis. Uma instrução detalhada para cada caso deve ser dada por um cirurgião dentista especializado, bem com os acessórios ideais para a escovação.

 

Para crianças menores de 6 anos, pacientes especiais, pacientes com alto índice de cáries e pacientes com doenças periodontais.

 

 A higienização deve ser orientada por um profissional e personalizada para cada paciente. 

Dicas  sobre  odontologia

A importância dos dentes de leite

 

Os dentes de leite são de fundamental importância para a saúde bucal do indivíduo. Portanto, ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno lhe trará benefícios por toda a sua vida.

 

Alimentos e odontologia 

 

Alimentos fibrosos, como os legumes e frutas cruas, já recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma alimentação balanceada, também contribuem para a limpeza dos dentes. Por serem duros, eles são capazes de limpar a superfície dos dentes por meio do próprio atrito provocado pela mastigação, removendo resíduos e placa bacteriana.

 

Maçã, pera, melância, kiwi, cenoura, pepino, acelga e aipo, assim como as nozes e castanhas, são alguns dos alimentos “limpadores” ou “protetores” recomendados pelos cirurgiões dentistas da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (em Campinas/SP) aos pacientes atendidos em suas clínicas. Eles ressaltam, no entanto, que esses alimentos contribuem na higiene mas não substituem a limpeza com creme e fio dental, fundamentais após todas as refeições.

 

”As maçãs possuem um mecanismo de ação interessante: contêm polifenóis que estimulam a saliva e ajudam na limpeza dos dentes. Mas também, por serem ácidas, apresentam o risco do desenvolvimento de cárie. Assim, a escova e o fio dental nunca devem ser dispensados”, explica a professora Luciana Butini Oliveira.

 

Flúor e a prevenção de cáries

 

O flúor tópico - aquele presente em cremes dentais, enxaguatórios bucais e tratamentos com flúor nos consultórios - ajuda a prevenir o aparecimento de cáries. Cuidado maior devem ter a crianças menores de seis anos, pois o flúor não deve ser ingerido (deglutido) nestas idades, provocando manchas nos dentes (fluorose dental). Nestas idades, dê preferência a cremes dentais sem flúor. 

bottom of page